Biodiversidade

A Mata Atlântica é um dos biomas mais importantes do território brasileiro, não somente por sua relevância como hotspot , mas pelo risco atual associado à fragmentação e perda de habitat.  O bioma se estende de norte a sul do país, através de toda a faixa costeira, incluindo uma variedade de ecossistemas associados de grande relevância socioambiental. No entanto, impactos antrópicos no meio ambiente vêm causando sérios riscos à sustentabilidade do bioma, causando um processo de perda de espécies da fauna e flora, além  de mudanças nos regimes climáticos.  Atualmente, restam aproximadamente 16% da cobertura original da Mata Atlântica, tornando a responsabilidade e o dever de contribuir com a conservação desse bioma fundamental para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Fauna

Os animais estão em praticamente todos os ambientes ao redor do planeta, atuando como um elo muito importante para a manutenção da vida na Terra. Apesar dos esforços para se estudar as várias espécies de animais, os conhecimentos gerados nestes estudos ainda não são suficientes para entender a influência de toda a fauna na manutenção da biodiversidade e dos serviços que ela presta à sociedade. Dos menores aos maiores animais, todos têm a sua contribuição, que vai desde regular o número de espécies que convivem juntas, ajudar a dispersar sementes de plantas e até controlar vetores de doenças. Com a fauna temos mais qualidade de vida e ambientes mais equilibrados para as gerações atuais e futuras.

Saiba mais

Flora

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean eu placerat magna. Integer eget nisi non elit placerat imperdiet vitae eget tortor. Nullam vestibulum massa in pretium pretium.

Saiba mais